Ensino Médio

Proposta Pedagógica

27/08/2019

372

A organização pedagógica adotada pelo Colégio Êxito para o Ensino Médio apresenta a qualidade como meta prioritária a ser atendida, seguindo princípios tais como: Consolidar e aprofundar os conhecimentos do ensino fundamental, preparar o aluno para o prosseguimento dos estudos, preparar para o exercício da cidadania, do trabalho e do desenvolvimento pessoal, desenvolver a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos, desenvolver o domínio da linguagem e dos códigos, desenvolver a compreensão da sociedade em que o aluno vive e da cultura na qual está inserido.

Desta forma a organização curricular está orientada pelos fundamentos ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática e os que fortaleçam os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca.

O alcance destes valores se dá através de um processo pedagógico articulado entre todos os segmentos do Colégio, tanto administrativos como pedagógicos que adotam uma política educacional onde o processo de ensino-aprendizagem apresenta recursos, tanto materiais como humanos e uma organização curricular capaz de atender os princípios estéticos, políticos e éticos.

A proposta pedagógica por nós adotada premia os currículos que dela fazem parte no tocante, principalmente nos seguintes pontos:

  • No incentivo do pensamento crítico, de forma que o aluno permita-se sempre a aprender, mantendo sua autonomia intelectual, garantido a capacidade de prosseguir estudando e adaptar-se às condições que apareçam em sua vida.
  • Transmitir ao aluno um conjunto significativo de situações reais acerca do mundo, físico, natural, social e político.
  • Elevar o conhecimento das ciências, das letras e das artes como agente transformador social e cultural.
  • Possibilitar ao aluno o domínio dos princípios e fundamentos científico-tecnológicos de forma que seja capaz de relacionar a prática com a teoria e poder participar da moderna tecnologia que impulsiona a produção de bens, serviços e conhecimentos.
  • Patrocinar o domínio de linguagens tanto portuguesa como estrangeiras, inclusive as linguagens de programação em informática, visando munir o aluno de instrumentos capazes de facilitar tanto o processo de constituição de conhecimento como o de exercício de cidadania.

Patrocinar o domínio de linguagens tanto portuguesa como estrangeiras, inclusive as linguagens de programação em informática, visando munir o aluno de instrumentos capazes de facilitar tanto o processo de constituição de conhecimento como o de exercício de cidadania