A proposta curricular do Ensino Fundamental I está pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Desporto. O conteúdo programático é organizado de modo a permitir ao aluno vivenciar situações que propiciem a construção de conceitos cada vez mais abrangentes; por meio da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Neste sentido, acolhemos com autonomia e senso de justiça, o princípio da identidade pessoal e coletiva de professores, alunos e outros profissionais da escola, como definidor de formas de consciência democrática.
O Colégio Êxito acredita que viver na sociedade brasileira é fundamentar as práticas pedagógicas, a partir dos princípios estéticos da sensibilidade, que reconhece nuances e variações no comportamento humano.

Sendo assim, orientamos nossos alunos à busca da criatividade, que estimula à curiosidade, o espírito inventivo, a disciplina para a pesquisa e o registro de experiências e descobertas. E, também, da diversidade de manifestações artísticas e culturais, reconhecendo a imensa riqueza da nação brasileira em seus modos próprios de ser, agir e expressar-se.