Atividades Curriculares

Procuramos a todo o momento incentivar em nossos alunos a noção de que criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando nos próprios sonhos e no próprio potencial, é a grande marca dos verdadeiros vencedores.

Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado no segmento anterior e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a Redação e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.

Ao longo desse processo, são importantes como suportes e desencadeadores:

Multimídia - Trata-se de aula em sala especial, em que são trabalhadas atividades relacionadas às disciplinas ministradas nesse segmento. Com isso, conseguimos, promovendo aulas específicas de informática, fazer com que o aluno aprenda a manejar o computador, como um usuário.

Língua Estrangeira - Com a globalização, o aprendizado de outras línguas tornou-se fundamental. No Colégio Êxito, os alunos do Ensino Fundamental II têm contato com duas línguas estrangeiras – Inglês e Espanhol, que são lecionadas utilizando-se os mais diversos e modernos recursos pedagógicos (vídeo, retroprojetor, datashow, som, multimídia).

Projetos Pedagógicos - É um momento destinado ao desenvolvimento da capacidade crítica de nossos alunos, sendo importantíssima ferramenta para a formação do indivíduo. Cada aluno é estimulado a pensar sobre determinado assunto, fazendo a análise crítica do mesmo e participando de um debate informal. Os assuntos podem ser propostos tanto pelo professor, como pelo próprio aluno, o que desperta a curiosidade, a motivação e a capacidade de saber se posicionar diante do grupo em relação aos mais diversos temas.

Laboratório - Nenhum recurso é tão eficiente para o aprendizado quanto a vivência, na prática, das situações trabalhadas em sala de modo teórico. O laboratório funciona fazendo justamente esse elo entre o dia-a-dia e a teoria dada em sala. Com isso, o aprendizado transforma-se em uma agradável busca, repleta de descobertas, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de observação de cada aluno.
Educação Física - Nesse segmento são trabalhadas várias modalidades esportivas, com o intuito de estimular o aluno a se exercitar regularmente, o que o deixará mais propenso a desenvolver também o seu universo cognitivo.
Passeios Pedagógicos - Os passeios, ao lado das atividades de laboratório, funcionam como um recurso pedagógico que facilita o aprendizado e a observação, na prática, de aspectos teóricos trabalhados em sala de aula. É um modo informal e descontraído de aquisição de conhecimento, sendo fundamental no progresso do desenvolvimento social e cognitivo do aluno.

Atividades Esportivo-Culturais - Ao longo do ano, acontecem atividades tanto culturais como esportivas que têm o intuito de manter a motivação dos alunos e de desenvolver o gosto pelas atividades esportivas e de condicionamento físico.

Recursos Tecnológicos - Ao lado dos recursos pedagógicos tradicionais, o Colégio Êxito oferece aos seus alunos recursos tecnológicos como datashow, projetor multimídia e programas em 3D, todos de última geração. Dessa forma, os alunos têm uma importante flexibilidade nos métodos de lançamento e sedimentação dos conteúdos usados pelo professor, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico, estimulante e eficiente.

Campanhas Beneficentes - Objetivando trabalhar a solidariedade e outros valores importantes para a formação do indivíduo, são promovidas pelo Colégio, ao longo do ano, várias campanhas beneficentes nas quais os alunos, voluntariamente, fazem doações que são repassadas para instituições que atendem a crianças, jovens e idosos