O Ensino Fundamental II do Colégio Êxito procura ir além dos limites mínimos exigidos pelas deliberações legais, sem se ater meramente ao cumprimento de uma legislação; busca valorizar a capacidade de aprendizado e criação de seus alunos, ampliando opções, superando o número de horas-aula; enriquece o currículo básico com novas alternativas disciplinares; programa várias atividades formativas, culturais e esportivas para todos os alunos em todas as séries.

Do 6º ano ao 9º ano, permanecem as disciplinas do núcleo comum, além da introdução de um núcleo diversificado e atividades extracurriculares.

Embora mantenha a estrutura curricular, alteram-se os agrupamentos, estimulando a integração dos alunos, desenvolvendo atitudes de respeito, amizade e companheirismo, garantindo um convívio social saudável. Altera-se a dinâmica das aulas, um professor para cada componente curricular, promovendo a autonomia dentro do estudo de qualquer área do conhecimento e desenvolvendo uma postura frente ao trabalho individual ou coletivo, tais como a atenção, a memória, a concentração e a organização.

Todas as transformações visam corresponder à transformação natural que se opera gradativamente nessa fase pré-adolescente. O desenvolvimento, cada vez mais acentuado, da independência dos alunos gera a necessidade de estimular sua atuação responsável, em todas as esferas do comportamento.

Da mesma forma os Direitos e Deveres de Cidadania e o Respeito à Ordem Democrática, ao orientam as práticas pedagógicas, introduzindo cada aluno na vida em sociedade, que busca a justiça, a igualdade, a eqüidade e a felicidade para o indivíduo e para todos. O exercício da Criticidade estimulará a dúvida construtiva, a análise de padrões em que direitos e deveres devam ser considerados, na formulação de julgamentos