Blog

Coronavírus: como proteger as crianças na escola e em casa

Em tempos de coronavírus (COVID 19), as crianças devem ir à escola? Essa dúvida já deve ter passado pela cabeça de muitos pais. Até o momento, não há nenhuma recomendação para os pequenos ficarem em casa, se não estiverem com os sintomas. No entanto, é preciso ficar de olho nos cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação e propagação do vírus, visto que o Brasil já confirmou casos de pessoas que foram infectadas pelo COVID 19.

 

Quais são os riscos para as crianças?

 

Elas não estão no grupo dos quadros mais graves. Até o momento, a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês (SP), diz que a letalidade nessa faixa etária é próxima de zero. Mas, é preciso avaliar cada caso, já que crianças que passaram por um transplante recente ou estão realizando sessões de quimioterapia podem ter comportamentos diferentes.

 

Os especialistas ainda não sabem porque o coronavírus estaria "poupando" as crianças. De acordo com informações do Today Parents, na China, onde o surto começou, as crianças representam apenas 2,4% dos casos de infecções pelo COVID 19. E desses casos, apenas 2,5% apresentaram sintomas mais graves. Além disso, em todo mundo, ainda não foram relatados casos de crianças que foram a óbito. 

 

Quais são os cuidados na escola?

 

Quando chegam à escola, as crianças brincam juntas e compartilham brinquedos. Sendo, assim, é quase impossível controlar esse contato. No entanto, a infectologista Mirian explica que uma das dicas mais essenciais é conscientizar os alunos quanto à etiqueta da tosse (cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar) e à higienização das mãos, não só devido ao coronavírus, mas também por causa de várias outras viroses que podem ser transmitidas. 

 

Para Rosana Richtmann, infectologista do Hospital Emílio Ribas e Maternidade Pro Matre Paulista (SP), o ideal, assim, é lavar bem as mãos e várias vezes. Toda a superfície delas deve ser lavada, inclusive embaixo das unhas e entre os dedos. O álcool em gel também é extremamente eficaz. Quanto ao uso de vinagre para lavar as mãos, não há nenhum estudo que comprove sua eficácia.

 

Meu filho pode ir à escola?

 

Depende. Se a criança não demonstra nenhum sintoma de febre, tosse ou coriza, não há nenhuma recomendação para ela ficar em casa. No entanto, se ela começar a apresentar esses sintomas, os pais devem evitar de levá-las à escola, porque o vírus, mesmo que seja o de uma gripe comum, pode se propagar.

 

Quando devo levar meu filho ao hospital? 

 

Ao constatar que estão doentes, as pessoas, geralmente, pensam em ir ao pronto-socorro. Isso se agrava quando falamos de crianças, já que elas são mais vulneráveis. Mas, nem sempre ir a um hospital é o mais recomendado, pois nesse tipo de lugar, há grande circulação de vírus e outras doenças contagiosas. Como o coronavírus tem sintomas semelhantes aos da gripe, como tosse, febre e dor de garganta, é possível que as pessoas fiquem assustadas e corram logo para o hospital sem necessidade. Por isso, é preciso manter a calma e avaliar os sintomas.

 

No caso das crianças, os pais devem acompanhar seu quadro clínico. Se o filho estiver mais cansado, respirando com dificuldade, com febre e sem vontade de brincar, o recomendado é levá-lo ao médico, porque é possível que ele precise de um suporte para a respiração. 

 

É recomendado o uso de máscaras em lugares com aglomeração, como o transporte público?

 

Não. De acordo com a especialista Rosana Richtmann, as máscaras são eficazes em situações específicas. Para profissionais da saúde, por exemplo, o uso é recomendado porque a proximidade com os pacientes que já tem algum sintoma aumenta o risco de infecção.

 

Outra situação em que a máscara é extremamente eficaz é para o paciente doente, pois ela diminui a chance de ele disseminar partículas de saliva contaminada no ambiente. Agora, o que está acontecendo é uma procura muito grande por máscaras entre a população em geral e os hospitais, onde as máscaras são essenciais para a rotina, estão começando a ter dificuldade de compra.

 

As crianças que viajaram para um país com grande circulação do vírus devem fazer o teste?

 

Não. As crianças só devem ir ao hospital fazer o diagnóstico do coronavírus se estiverem doentes. "Ir sem os sintomas não é recomendado. Mesmo que a criança tenha viajado para uma área com grande risco de infecção. Essa atitude pode lotar os pronto-socorros sem necessidade", diz Mirian.  

 

Fonte: Revista Crescer | Saúde