Blog

Vai fazer o PAS? Confira dicas para se dar bem no exame

"Neste domingo (17), 26.707 alunos do Ensino Médio vão participar do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Uma espécie de primeiro vestibular para os estudantes. Desse total, 4.024 estão inscritos na terceira e última etapa do concurso, quando é feita a opção do curso e há a disputa direta por uma vaga na instituição. Este ano, são 750 vagas. Com o preparo para as avaliações, também vem o nervosismo. Professores de um colégio do Ensino Médio de Maringá dão dicas para realizar a etapa com tranquilidade e garantem: manter a calma é a principal ordem.

 

Segundo os professores, os candidatos que conseguirem driblar o medo e o nervosismo, conseguirão manter a concentração com facilidade. "Vão se sair melhor nas provas os alunos que estão mais calmos e preparados do que os que estudaram mais nos dias que antecedem os testes", afirma o professor de Matemática Acácio Pedro Silveira.

 

A temida redação deve ser feita antes dos outros conteúdos, aconselha a professora de Redação Roberta Fresneda Villibor Sperandio. Ela explica que, por ser a prova de maior pontuação individual  120 pontos -, o estudante não pode estar cansado ao escrever. Roberta aconselha planejar mentalmente o enredo e só depois partir para a elaboração no rascunho. Isso garante mais clareza nas ideias e agilidade na hora de escrever.

 

Outra dica importante é ler os enunciados mais de uma vez, para que não haja dúvidas. É preciso interpretar e entender o que se pede. "Em hipótese alguma os candidatos devem mudar o gênero solicitado, e muito menos as informações. Por exemplo, se for uma carta e a orientação é para que seja assinada como ‘leitor’, a assinatura deve ser como  leitor. As meninas geralmente cometem o erro de mudar para  leitora, e nesse caso a prova é zerada", orienta Roberta.

 

Ela lembra ainda que é preciso atenção quanto as características do gênero. "Relato é diferente de notícia. O primeiro segue a ordem cronológica, o segundo destaca o fato mais importante. Em resumo, não se deve emitir opinião", exemplifica.

 

Por fim, no momento de passar as respostas para o cartão-resposta é preciso ter cautela e reler cada resposta da folha de prova, para não correr o risco de inverter as informações e zerar a prova.

 

Provas

 

O PAS seleciona futuros acadêmicos para 20% das vagas dos cursos de graduação por meio da aplicação de testes ao final de cada uma das três séries do Ensino Médio. Depois de concluídas todas as provas, as notas são somadas e o candidato é, então, aprovado ou não. O outro concurso utilizado pela instituição é o vestibular tradicional.

 

As provas deste ano serão aplicadas das 13h50 às 19h em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.Outras informações podem ser consultadas no site do PAS."

 

Fonte:  Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.