Blog

Oque é Ética Resumo

Ético, de acordo com a etimologia grega, quer dizer respeitar e considerar os costumes sociais. Como a palavra é originária do grego, no latim o mesmo significado é representado por moral.

A ética é um conjunto de valores que rege as ações individuais e coletivas em ambiente social. A ética é uma formação de conceitos que serve para analisar a atividade do ser humano no grupo em que ele está inserido.

O estudo e a reflexão da ética surgiram com a Filosofia Clássica, feita pelos pensadores Sócrates e Platão. Quando analisaram os costumes sociais, os filósofos buscaram compreender os valores comuns.

Na Grécia, por exemplo, havia uma grande preocupação e envolvimento com conceitos políticos, entre eles a ética, que é considerada uma análise moral dos fatos.

Também está relacionada à ética a avaliação dos conceitos morais do indivíduo. Por isso, a ética estuda a ação individual, a aceitação dos valores morais, suas consequências e a imposição dos valores no momento de conduta.

Como o ser humano é um animal repleto de instintos descontrolados, de acordo com os filósofos, a ética nos ajuda a conduzir de forma comum (integrada à comunidade) nossos pensamentos e ações para que haja convivência harmoniosa e saudável.

 

Resumo da Ética

Se a ética não existisse, os instintos humanos talvez servissem para destruir a convivência entre os próprios seres humanos. Assim, a ética é determinada pela justiça comum, que vai além da instituição judicial.

A atenção à consciência individual é parte da ética e de sua formação. Também é da ética o estudo da postura boa ou má.

Conhecer a ética é educar os limites das vontades humanas. Um ser humano regido pela ética certamente terá uma vida tranqüila e honesta.

 

fonte: ESCOLAS.INF.BR