Novidades e Eventos

Professores dão dicas para quem vai fazer o PAS no domingo (3)

26/08/2019

346

Buscando ingresso na Universidade de Brasília, alunos do ensino médio das redes pública e privada enfrentam maratona de 100 questões e redação. A quatro dias da prova, alunos expõem seus medos em relação ao exame. Confira aqui dicas e informações para não vacilar na hora da avaliação

Neste domingo (3), a partir das 13h, milhares de estudantes - o Cebraspe ainda não divulgou o número de inscritos - de ensino médio das redes pública e particular do Distrito Federal farão as provas da três etapas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os candidatos têm cinco horas para percorrer a maratona de 100 questões, sendo 10 delas da chamada parte um (francês, inglês e espanhol) e 90 da parte dois (biologia, física, matemática, química, geografia, história, gramática e literatura), além de redação. Estão em jogo 4.222 vagas na Universidade de Brasília (UnB) para ingresso em 2018, metade delas para o primeiro semestre e metade para o segundo.  


Eles têm a chance de alterar a pré-opção de câmpus/curso/turno, escolhido por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação (SIS-UnB). Essa alteração pode ser feita após a divulgação da consulta individual de desempenho e do relatório dos candidatos.
 
Com a proximidade da avaliação decisiva, a ansiedade acaba batendo. Não tem jeito. Foi assim com Victória Carvalho, 17 anos, aluna do Centro de Ensino Médio Setor Leste, que deseja cursar gestão de políticas públicas na UnB. “Na primeira etapa, muitas questões que marquei estavam certas, mas eu chutei demais e acabei perdendo algumas sem motivo. Não domino o conteúdo por completo, o que gera um pouco de medo.”